Curso

O Curso

O Curso de Licenciatura em Física da UFSCar campus Araras iniciou-se em 2009. Visando formar um professor-reflexivo e pesquisador, o Curso interliga teoria e prática, bem como conhecimentos de Física, Química e Ciências Biológicas, com enfoque ambiental como núcleo integrador.

O Licenciado em Física, ou Físico, é capacitado a atuar na Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão educacional. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física. É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, vídeos, softwares, etc. A partir de suas tarefas de ensino, contribui para melhor qualidade de vida e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania.

O trabalho do Licenciado em Física é predominantemente intelectual e como profissional ele exercerá atividades de docência nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio tanto no setor público quanto no setor privado. Desse modo, o objetivo principal do curso de Licenciatura em Física da UFSCar, campus Araras, é formar educadores não somente com competência para ensinar os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos, mas de associá-los às demais ciências, vislumbrando o desenvolvimento tecnológico-industrial responsável. Visão geral do Curso:

  • Tipo: Licenciatura
  • Duração: 10 semestres
  • Modalidade: Presencial
  • Turno: Noturno
  • Vagas: 40
  • Carga Horária: 3210 horas
  • Projeto Pedagógico (.pdf 576kB)
  • Matriz Curricular (.pdf 39kB)
  • Ato Regulatório: Portaria SERES/MEC nº 921, de 27 de dezembro de 2018 (D.O.U 28/12/2018)
  • Coordenador: Prof. Dr. João Teles de Carvalho Neto
  • Assistente Administrativo: Marcio Augusto Joioso
  • Telefone: (19) 3543-2633
  • E-mail: fila@ufscar.br

Disciplinas

Disciplinas/Atividades

Perfil

Créditos

Introdução às Licenciaturas de Física, Química e Biologia 

2

Instrumentação em Química, Física e Biologia

2

Química Geral

4

Fundamentos de Matemática

4

Biologia Geral 

4

Física Geral

4

Cálculo 1

4

Física 1

4

Física experimental 1

4

Geometria Analítica 

4

OPTATIVA

4

Cálculo 2

4

Física 2

4

Física experimental 2

4

Microbiologia Básica

4

Álgebra Linear

4

Cálculo 3

4

Física 3

4

Física experimental 3

4

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

4

Didática Geral 

4

Funções de Variável Complexa

4

Física Experimental 4 

4

Física 4

4

Metodologia do Ensino 1

4

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira

4

Probabilidade e Estatística

2

Termodinâmica

2

Mecânica Geral

4

Poluição ambiental 

4

Metodologia do Ensino 2 

4

Psicologia da Adolescência e Problemas Psicossociais 

4

Estágio Supervisionado em Ciências 1

4

Eletromagnetismo

4

Filosofia e Sociologia da Educação

4

Sociedade, Educação e Meio Ambiente

4

LIBRAS 1 

2

Óptica

2

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 

2

Laboratório de Física Moderna

4

Física Moderna 

4

Métodos e Técnicas do Trabalho Acadêmico e Científico 

4

Educação Ambiental 

2

Estágio Supervisionado em Física 1 

4

OPTATIVA

2

Estágio Supervisionado em Física 2 

10

Monografia em Física 1

6

Orientação para a Prática Profissional em Física 1 

2

Monografia em Física 2 

10º

8

Orientação para a Prática Profissional em Física 2

10º

2

Estágio Supervisionado em Física 3 

10º

10

Laboratórios de Ensino

As disciplinas experimentais do núcleo específico do curso de Física são regulamentadas pelo documento Regulamentação para as disciplinas experimentais do curso de Licenciatura em Física do campus Araras da UFSCar (.pdf 120kb).

Os laboratório de ensino de Física são regulamentados pelo documento Regras dos Laboratórios de Ensino de Física do CCA/UFSCar (.pdf 108kB).

Projetos de Extensão

Jornada das Estrelas no CCA

Descrição: Evento de divulgação de Astronomia através de palestras, vídeos, exposição e visualização do céu noturno

Coordenador: Professor Alexandre Colato.

Grupo de estudos em dinâmica evolucionária

Descrição: Grupo de estudos com alunos de diferentes níveis de formação em Física para o estudo de modelagem evolucionária e implicações com modelos em teoria de jogos.

Coordenador: Professor Alexandre Colato

 Grupo de Estudos sobre Marxismo

Descrição: Grupo de estudos sobre o Livro I de O Capital de Karl Marx aberto à comunidade externa.

Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante.

Divulgação científica para democratização do conhecimento

Descrição: O projeto contempla o diálogo entre diferentes públicos, seja ele científico-não científico ou científico-científico, visando democratizar o conhecimento científico. Com isso, espera-se também contribuir para processos de conscientização a respeito de questões associadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais. Considerando amplas possibilidades de atividades relacionadas à divulgação científica, esse trabalho buscará envolver imagens, fotografias, vídeos, blogs, grupos em redes sociais, textos, dentre outros elementos que podem vir a proporcionar a ampliação do acesso do conhecimento científico para diferentes setores da sociedade. Também busca-se a utilização de tecnologias que possam ser aplicadas à educação e à cidadania, visando difundir e democratizar o conhecimento, fomentando debates por processos decisórios abertos e democráticos que envolvam conhecimento científico e tecnológico.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Ensino de Ciências e Inclusão

Descrição: Este projeto configura-se como um grupo de estudo que objetiva aprofundar discussões e reflexões acerca de particularidades do Ensino de Ciências em uma perspectiva inclusiva, considerando principalmente alunos com deficientes visuais, cegueira e/ou surdez. Para tanto, parte do pressuposto que entender a diversidade e explorar suas potencialidades auxilia a criação de metodologias e materiais específicos aos alunos que possuem algum tipo de necessidade especial de aprendizagem. Assim, atender esses alunos aumenta o desafio, já que se faz necessário que docentes desenvolvam habilidades para conceber, criar e aplicar diferentes procedimentos didáticos e metodológicos que garantam a inclusão de todos os alunos no contexto escolar. Nesse sentido, a inclusão parte da lógica de que as diferenças individuais devem ser reconhecidas e aceitas por toda a sociedade, e devem ser os pilares para a construção de uma nova abordagem didática e pedagógica no ambiente escolar. Por isso, esta atividade centrará esforços para estudar as bases teóricas da área, refletindo sobre seus alcances e buscando aplicações práticas na formação de professores na área de Ciências da Natureza.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Grupo de Estudos em Neuroimagem Funcional

Coordenadora: Helka Fabbri Broggian Ozelo

Clube de Leitura na UFSCar - Araras

Coordenadora: Helka Fabbri Broggian Ozelo

Astronomia e cultura astronômica: do céu real ao céu virtual

Descrição: Este projeto tem como objetivos: i) ampliar, melhorar e diversificar as atividades do evento de divulgação científica "Jornada das Estrelas" realizado no CCA/UFSCar; ii) incluir experimentos e demonstrações interativas no evento, principalmente aqueles que usam de realidade virtual; ii) desenvolver e disponibilizar um website sobre o Observatório a Olho Nu do CCA/UFSCar e sobre o evento Jornada das Estrelas para fornecer informações e conteúdos interativos sobre Astronomia; iv) capacitar alunos de graduação para desenvolver atividades no evento e oferecer mini-cursos em instrumentação digital que além de ampliar a formação dos estudantes poderão resultar no desenvolvimento de materiais didáticos para exposição ao público e/ou melhoria e ampliação dos materiais já existentes.

Coordenador: João Teles de Carvalho Neto

A tríade raça, classe e gênero: diálogos docentes para a educação CTS

Descrição: No contexto pandêmico, as situações de desigualdade social e preconceito racial e de gênero acabaram escancaradas e expressas numericamente pelas crescentes estatísticas sobre o aumento do risco alimentar, maior número de mortes e contaminação por COVID-19 entre os mais pobres e negros, aumento nos casos de violência doméstica, feminicídio e assassinato de pessoas LGBTQIA+. Além disso, os espaços de discussão sobre estas pautas ficaram restritos ou pouco existentes, uma vez que a sala de aula, lócus privilegiado para a exposição, aprendizagem e superação destes problemas, foi substituída pela interação digitalmente mediada. Entretanto, a própria desigualdade social foi responsável por excluir digitalmente uma grande parcela da sociedade. Assim, a proposta que apresentamos tem por objetivo constituir grupos virtuais de representação diversa de pesquisa para o diálogo formativo entre professores de ciências em diferentes fases da profissão (formação inicial, formação continuada, professores universitários e alunos de pós-graduação) para o tratamento de questões de raça, classe e gênero na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esperamos que estes grupos possam congregar professores internos e externos à UFSCar para a constituição de um conhecimento conjunto e comunicativamente mediado para o ensino de questões de raça, classe e gênero nas salas de aulas de ciências dentro e fora da universidade. Para tanto, os grupos deverão se constituir como espaço de pesquisa, ensino e extensão, com o convite irrestrito para que todos os participantes reflitam, discutam, aprendam, proponham investigações e propostas de ensino referentes às temáticas, na perspectiva da educação CTS.

Coordenadora: Nataly Carvalho Lopes

UFSCurso - Curso Pré-vestibular Popular da UFSCar campus Araras

Descrição: A atividade consiste em oferecer a egressos e estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede pública de ensino um curso preparatório (denominado UFSCurso) para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares para ingresso ao Ensino Superior. As aulas do UFSCurso serão oferecidas aos sábados e durante a semana, por estudantes de graduação, principalmente de cursos de licenciatura, contemplando quatro áreas de conhecimentos (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens). Além das aulas, o UFSCurso compreenderá outras atividades como elaboração de materiais didáticos; cursos de curta duração e oficinas; visitas técnicas; sessões de filmes e discussão envolvendo temáticas relacionadas com o ENEM; experimentação; divulgação da universidade e de seus cursos e outras atividades de caráter administrativo.

Coordenadora: Nataly Carvalho Lopes

Projetos de Pesquisa

Estudo das Propriedades Ópticas Não Lineares e de Transporte de Carga de Moléculas Multiramificadas via Métodos de Química Quântica.

Descrição: Este projeto tem por objetivo encontrar moléculas orgânicas multiramificadas com propriedades ópticas não lineares (ONL) e de transporte de carga promissoras para aplicações tecnológicas, buscando em particular entender e explorar o efeito do acoplamento eletrônico inter-ramos sobre estas propriedades. A literatura recente relata que moléculas orgânicas multiramificadas representam uma classe de moléculas com elevado potencial de aplicação nas áreas de fotônica e eletrônica orgânica, o que evidencia a importância de se investigar esta classe de moléculas. As moléculas multiramificadas a serem investigadas são constituídas por um núcleo doador de carga ao qual estão ligados de forma covalente dois (estrutura quadrupolar) ou três (estrutura octupolar) ramos moleculares com caráter dipolar. Apesar de ainda pouco estudado de forma sistemática, entende-se que em tais moléculas o acoplamento eletrônico entre seus ramos moleculares promove um efeito aditivo, ou mesmo cooperativo, que explica suas propriedades ONL e de transporte de carga (transferência intramolecular) interessantes. Neste projeto, métodos de Química Quântica baseados na teoria do funcional da densidade serão empregados para se avaliar e predizer a qualidade das moléculas multiramificadas projetadas para aplicações em fotônica que envolvam a absorção de dois fótons (A2F) e a geração de segundo harmônico (GSH). Esses métodos também serão empregados na determinação de parâmetros que caracterizam as propriedades de transporte de carga dessas moléculas, tais como a afinidade eletrônica, o potencial de ionização e energias de reorganização, os quais são cruciais para se predizer a qualidade das moléculas para aplicações em eletrônica orgânica. A fim de obter um entendimento mais profundo quanto às propriedades ONL e de transporte de carga dessas moléculas, essas propriedades serão ainda modeladas utilizando modelos de estados essenciais e o modelo de éxciton de Frenkel. O uso desses modelos físicos permitirá se avaliar a importância do acoplamento eletrônico para as propriedades ONL e de transporte de carga dessas moléculas e, a partir das informações obtidas, moléculas multiramificadas em que o acoplamento eletrônico realça as propriedades ONL e de transporte de carga serão projetadas e também avaliadas.

Coordenador: Daniel Luiz da Silva

Título: Neoliberalismo e sofrimento psíquico nas universidades federais brasileiras

Descrição: Projeto que visa analisar os impactos das políticas neoliberais dos últimos anos, em especial a partir de 2014 e seus impactos no trabalho nas universidades federais brasileiras tendo em vista o sofrimento psíquico decorrente das constantes ações de precarização do trabalho.

Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Claudia Gomes - Integrante.

Valorização, carreira e formação docente no Brasil

Descrição: Esta pesquisa pretende investigar a formação tanto inicial como continuada de professores, buscando compreender os espaços de formação da Educação em Ciências e Matemática. Visando o entendimento das características centrais que embasam a apropriação do conhecimento científico próprio das áreas de atuação dos professores, propõe-se análises das políticas educacionais e dos dados dos censos da educação básica e da educação superior, disponibilizados pelo INIEP assim como as normativas que influenciam esta formação, contemplando os pressupostos inclusivos. Os estudos desenvolvidos nesta pesquisa são pautados na da Teoria Histórico Cultural, na Pedagogia Histórico Crítica e no Materialismo Histórico e Dialético.

Coordenadora: Daniele Lozano

Desafios do trabalho docente em tempos de pandemia: subsídios para elaboração de políticas públicas com foco na equidade da aprendizagem estudantil

Descrição: A crise gerada pela pandemia do COVID-19 escancarou fragilidades, desigualdades e inquietações globais. Barreiras sociais e econômicas que privam equidade de oportunidades, em diferentes setores, passando pela economia e culminando em serviços básicos como saneamento, educação e saúde, foram agravadas. Neste contexto, a proposta objetiva analisar estratégias docentes em contexto transnacional (Brasil, Espanha, Colômbia, Moçambique, Portugal, Angola e Peru) em tempos de ensino remoto. Os dados e análises produzidas serão organizados de modo a constituírem subsídios para a elaboração, desenvolvimento, aperfeiçoamento e/ou implementação de políticas públicas destinadas a socializar experiências para minimizar lacunas de aprendizagem entre estudantes, buscando elementos para elaboração de estratégias docentes sempre, com foco na equidade de oportunidades. Essa busca ocorrerá através de um estudo misto, considerando a associação das abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa. Em um primeiro momento, o mapeamento dos desdobramentos do problema será obtido mediante a construção conjunta de um instrumento quantitativo amplo, mas próximo da realidade dos diferentes países. Utilizaremos survey que será analisada a partir de métodos de análise fatorial. Em um segundo momento, cada grupo envolvido se debruçará em análises particulares, considerando os resultados comuns, na busca por uma avaliação qualitativa dos resultados encontrados com foco em problemas locais e regionais.

Nesta fase os dados constituídos serão tratados por técnicas de análise de conteúdo. Para que o trabalho seja efetivado, o público-alvo será composto por docentes da educação básica, de todos os países envolvidos. A delimitação da amostra será condicionada pela configuração do instrumento de pesquisa, seguindo orientações da área para pesquisas que trabalham com instrumentos Likert.

Dentre os resultados esperados, o projeto buscará estabelecer uma rede cooperativa de pesquisas nas áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática que agrega instituições científicas, culturais e educacionais nacionais e internacionais em colaboração com seus respectivos poderes públicos.

Além disso, a proposta busca consolidar rede cooperativa transnacional buscando angariar subsídios para a produção de conhecimento e difusão de resultados de qualidade, com relevância científica.

Com isso, espera-se também estabelecer uma base de dados capaz de orientar a elaboração e/ou aperfeiçoamento de políticas públicas centradas em minimizar lacunas de aprendizagem em contexto remoto, considerando a diversidade e equidade discente. A proposta, desde a elaboração inicial, está engajada no fortalecimento de ações de internacionalização nos diferentes programas de pós-graduação de onde os pesquisadores(as) que integram a equipe do projeto são oriundos, buscando articular ações internacionais, que venham a culminar em resultados capazes de orientar proposição para elaboração e/ou aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à formação de professores ensino remoto, sejam elas provenientes ou não de situações de emergência.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Inclusão escolar no ensino de ciências e matemática: métodos e processos de ensino e aprendizagem e aspectos de formação docente

Descrição: O projeto busca investigar processos de ensino e aprendizagem de ciências da natureza e matemática em ambientes inclusivos, considerando situações comuns e específicas relacionados ao público-alvo da educação especial e aos aspectos de inclusão escolar, no geral. Busca desenvolver e/ou transformar conteúdos, metodologias, atividades e/ou artefatos. Investigar questões relacionadas à formação do professor de ciências da natureza e matemática na perspectiva da educação inclusiva, considerando fundamentos epistemológicos, conceituais e culturais da área.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Programas de Inovação Tecnológica/CEPID - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - Edital 2011 CEPID: Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology). Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Cendes em 19/03/2015.

Descrição: Programa de Inovação Tecnológica/CEPID - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão

Integrante: Helka Fabbri Broggian Ozelo

Informação e Computação Quântica em RMN e RQN

Descrição: Desenvolvimento de sistemas experimentais em Ressonância Magnética Nuclear e Ressonância Quadrupolar Nuclear aplicados à area de Informação e Computação Quântica.

Coordenador: João Teles de Carvalho Neto

Pesquisa-ação nos pequenos grupos de pesquisa para o desenvolvimento das práticas docentes com as questões sociocientíficas no ensino de ciências

Descrição: Embora as relações CTS estejam presentes nas propostas educacionais e sejam fortemente discutidas no campo da pesquisa em ensino de ciências e nos currículos de formação de professores, a relação entre aquilo que se propõe e o que se pratica não é linear, de modo que ainda é necessário compreender como o trabalho no ensino de ciências na perspectiva CTS, mais especificamente, com as questões sociocientíficas ? QSC, pode ser potencial para a formação dos alunos e professores. Para tanto, propomos este projeto de pesquisa, que tem a possibilidade de atuar com e na escola, a partir de suas problemáticas reais, para que possamos fazer pesquisas e práticas de ensino na perspectiva do diálogo e da formação compreendida como processo orgânico. Assim, nos apropriamos da pesquisa-ação como metodologia que atende aos critérios da elaboração e do desenvolvimento da pesquisa com a escola e não somente sobre a escola.

Coordenadora: Nataly Carvalho Lopes

Coordenação

Coordenador

Prof. Dr. João Teles de Carvalho Neto
E-mail: jteles@ufscar.br

Vice-coordenador

Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto
E-mail: estefanovv@ufscar.br

Assistente Administrativo

Marcio Augusto Joioso
E-mail: marcio.joioso@cca.ufscar.br

Horário de funcionamento da secretaria: segunda à sexta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h

Telefone: (19) 3543-2633

E-mail: fila@ufscar.br

Conselho do Curso

O Conselho, constitui, junto à Coordenação, a gestão dos Cursos de Graduação da UFSCar. O Conselho tem participação de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes vinculados ao Curso. Para saber mais sobre as competências do Conselho de Curso, consulte o Art. 93o do Regimento Geral dos Cursos de Graduação da UFSCar (link externo).

Composição atual do Conselho do Curso:

  • PRESIDENTE - Prof. João Teles de Carvalho Neto - 06/10/22 a 05/10/24.
  • VICE-PRESIDENTE - Prof. Estéfano Veraszto - 06/10/22 a 05/10/24.
  • NÚCLEO PEDAGÓGICO – Profa. Nataly Lopes (titular) e Profa. Fernanda Bazon (suplente) - 30/01/23 a 29/01/25.
  • NÚCLEO BÁSICO – Prof. Silvio Dahmen (titular) e Profa. Daniele Lozano (suplente) - 30/01/23 a 29/01/25.
  • NÚCLEO INTEGRADOR – Prof. Adriano Souza (titular) e Profa. Elaine Furlan (suplente) - 30/01/23 a 29/01/25.
  • NÚCLEO ESPECÍFICO – Prof. Daniel Silva (titular) e Profa. Helka Ozelo(suplente) - 30/01/23 a 29/01/25.
  • NÚCLEO HISTÓRICO CULTURAL – Prof. Estéfano Veraszto (titular) e Profa. Samantha Daroque (suplente) - 30/01/23 a 29/01/25.
  • TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS – Fernando Apolinário (titular) e Aline Soares (suplente) - 30/01/23 a 29/01/25.
  • REPRESENTAÇÃO DISCENTE TURMA 2019 - Daiane Degan (titular) e Alícia Bortolote (suplente) - 16/10/23 a 15/10/25.
  • REPRESENTAÇÃO DISCENTE TURMA 2020 - João Pedro Arnosti (titular) e Guilherme Bonaldo (suplente) - 16/10/23 a 15/10/25.
  • REPRESENTAÇÃO DISCENTE TURMA 2021 - Flávio Romão (titular) e Vivian Silva (suplente) - 31/08/23 a 30/08/25.
  • REPRESENTAÇÃO DISCENTE TURMA 2023 - Rodrigo Cintra (titular) e Gilberto Corrêa (suplente) - 31/08/23 a 30/08/25.

Docentes

Núcleo Específico

Prof. Dr. Alexandre Colato

Telefone: (19) 3543-2585
E-mail: colato@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5460973924624757 (link externo)

Prof. Dr. Daniel Luiz da Silva

Telefone: (19) 3543-2964
E-mail: dlsilva@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7694622713378423 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Helka Fabbri Broggian Ozelo

Telefone: (19) 3543-2906
E-mail: helka@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3461562538781465 (link externo)

Prof. Dr. João Teles de Carvalho Neto

Telefone: (19) 3543-2943
E-mail: jteles@ufscar.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8622059450756991 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Priscilla Paci Araujo

E-mail: priscillapaci@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7643611827472932 (link externo)

Prof. Dr. Sílvio Renato Dahmen

Telefone: (19) 3543-7605
Email: dahmen@ufscar.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5748143552026383 (link externo)

Núcleo Pedagógico

Prof.ª Dr.ª Camila Jose Galindo

Telefone: (19) 3543-2619
E-mail: camilagalindo@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4950003851687226 (link externo)

Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto

Telefone: (19) 3543-2969
E-mail: estefanovv@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6253673132956358 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Fernanda Vilhena Mafra Bazon

Telefone: (19) 3543-2967
E-mail: fernandavmb@ufscar.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4400597671073289 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Nataly Carvalho Lopes

Telefone: (19) 3543-2968
E-mail: natalylopes@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0285391776145231 (link externo)

Prof.ª M.ª Samantha Camargo Daroque

Telefone: (19) 99196-0286
E-mail: samanthacd@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1725066703077038 (link externo)

Núcleo Básico em Matemática, Química e Biologia

Prof. Dr. Adriano Lopes de Souza

Telefone: (19) 3543-2972
E-mail: adrianosouza@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4671885302437668 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Daniele Lozano

Telefone: (19) 3543-2901
E-mail: lz.dani@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6775248941851933 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Kayna Agostini

Telefone: (19) 3543-2913
E-mail: kayna@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5894768661755535 (link externo)

Prof. Dr. Renato Nallin Montagnolli

Telefone: (19) 3543-7621
E-mail: renatonm@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7455124733755299 (link externo)

Núcleo Específico relacionado a Meio Ambiente

Prof.ª Dr.ª Andréa Eloisa Bueno Pimentel

Telefone: (19) 3543-2590
E-mail: andreaeloisabuenopimentel@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9330438553830026 (link externo)

Prof. Dr. Bruno Campos Janegitz

Telefone: (19) 3543-2881
E-mail: brunocj@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7746094938977989 (link externo)

Prof. Dr. Luiz Antonio Cabello Norder

Telefone: (19) 3543-2591
E-mail: luiz.norder@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0080353709980071 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Margareth Lumy Sekiama

Telefone: (19) 3543-2592
E-mail: margareth@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7506297262479134 (link externo)

Núcleo Integrador

Prof.ª Dr.ª Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula

Telefone: (19) 3543-7229
E-mail: kfrancisco@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0422652925722673 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Valéria Forni Martins

Telefone: (19) 3543-2914
E-mail: vmartins@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0686674300788674 (link externo)

Prof.ª Dr.ª Virginia Claudia Paulino Silva

Telefone: (19) 3543-2947
E-mail: virginia.paulino@ufscar.br
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0840002018932533 (link externo)

Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e propositivo do Conselho de Coordenação de Curso. O NDE é responsável pelo processo de concepção, avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso.

Composição atual do NDE:

  • Prof. Dr. João Teles de Carvalho Neto - Presidente
  • Prof. Dr. Alexandre Colato - Representante 1
  • Prof. Dr. Daniel Luiz da Silva - Representante 2
  • Profa. Dra. Daniele Lozano - Representante 3
  • Profa. Dra. Elaine Gomes Matheus Furlan - Representante 4
  • Profa. Dra. Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho - Representante 5
  • Profa. Dra. Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Representante 6
  • Profa. Dra. Helka Fabbri Broggian Ozelo - Representante 7
  • Profa. Dra. Nataly Carvalho Lopes - Representante 8