Projetos de Pesquisa

Estudo das Propriedades Ópticas Não Lineares e de Transporte de Carga de Moléculas Multiramificadas via Métodos de Química Quântica.

Descrição: Este projeto tem por objetivo encontrar moléculas orgânicas multiramificadas com propriedades ópticas não lineares (ONL) e de transporte de carga promissoras para aplicações tecnológicas, buscando em particular entender e explorar o efeito do acoplamento eletrônico inter-ramos sobre estas propriedades. A literatura recente relata que moléculas orgânicas multiramificadas representam uma classe de moléculas com elevado potencial de aplicação nas áreas de fotônica e eletrônica orgânica, o que evidencia a importância de se investigar esta classe de moléculas. As moléculas multiramificadas a serem investigadas são constituídas por um núcleo doador de carga ao qual estão ligados de forma covalente dois (estrutura quadrupolar) ou três (estrutura octupolar) ramos moleculares com caráter dipolar. Apesar de ainda pouco estudado de forma sistemática, entende-se que em tais moléculas o acoplamento eletrônico entre seus ramos moleculares promove um efeito aditivo, ou mesmo cooperativo, que explica suas propriedades ONL e de transporte de carga (transferência intramolecular) interessantes. Neste projeto, métodos de Química Quântica baseados na teoria do funcional da densidade serão empregados para se avaliar e predizer a qualidade das moléculas multiramificadas projetadas para aplicações em fotônica que envolvam a absorção de dois fótons (A2F) e a geração de segundo harmônico (GSH). Esses métodos também serão empregados na determinação de parâmetros que caracterizam as propriedades de transporte de carga dessas moléculas, tais como a afinidade eletrônica, o potencial de ionização e energias de reorganização, os quais são cruciais para se predizer a qualidade das moléculas para aplicações em eletrônica orgânica. A fim de obter um entendimento mais profundo quanto às propriedades ONL e de transporte de carga dessas moléculas, essas propriedades serão ainda modeladas utilizando modelos de estados essenciais e o modelo de éxciton de Frenkel. O uso desses modelos físicos permitirá se avaliar a importância do acoplamento eletrônico para as propriedades ONL e de transporte de carga dessas moléculas e, a partir das informações obtidas, moléculas multiramificadas em que o acoplamento eletrônico realça as propriedades ONL e de transporte de carga serão projetadas e também avaliadas.

Coordenador: Daniel Luiz da Silva

Título: Neoliberalismo e sofrimento psíquico nas universidades federais brasileiras

Descrição: Projeto que visa analisar os impactos das políticas neoliberais dos últimos anos, em especial a partir de 2014 e seus impactos no trabalho nas universidades federais brasileiras tendo em vista o sofrimento psíquico decorrente das constantes ações de precarização do trabalho.

Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Claudia Gomes - Integrante.

Valorização, carreira e formação docente no Brasil

Descrição: Esta pesquisa pretende investigar a formação tanto inicial como continuada de professores, buscando compreender os espaços de formação da Educação em Ciências e Matemática. Visando o entendimento das características centrais que embasam a apropriação do conhecimento científico próprio das áreas de atuação dos professores, propõe-se análises das políticas educacionais e dos dados dos censos da educação básica e da educação superior, disponibilizados pelo INIEP assim como as normativas que influenciam esta formação, contemplando os pressupostos inclusivos. Os estudos desenvolvidos nesta pesquisa são pautados na da Teoria Histórico Cultural, na Pedagogia Histórico Crítica e no Materialismo Histórico e Dialético.

Coordenadora: Daniele Lozano

Desafios do trabalho docente em tempos de pandemia: subsídios para elaboração de políticas públicas com foco na equidade da aprendizagem estudantil

Descrição: A crise gerada pela pandemia do COVID-19 escancarou fragilidades, desigualdades e inquietações globais. Barreiras sociais e econômicas que privam equidade de oportunidades, em diferentes setores, passando pela economia e culminando em serviços básicos como saneamento, educação e saúde, foram agravadas. Neste contexto, a proposta objetiva analisar estratégias docentes em contexto transnacional (Brasil, Espanha, Colômbia, Moçambique, Portugal, Angola e Peru) em tempos de ensino remoto. Os dados e análises produzidas serão organizados de modo a constituírem subsídios para a elaboração, desenvolvimento, aperfeiçoamento e/ou implementação de políticas públicas destinadas a socializar experiências para minimizar lacunas de aprendizagem entre estudantes, buscando elementos para elaboração de estratégias docentes sempre, com foco na equidade de oportunidades. Essa busca ocorrerá através de um estudo misto, considerando a associação das abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa. Em um primeiro momento, o mapeamento dos desdobramentos do problema será obtido mediante a construção conjunta de um instrumento quantitativo amplo, mas próximo da realidade dos diferentes países. Utilizaremos survey que será analisada a partir de métodos de análise fatorial. Em um segundo momento, cada grupo envolvido se debruçará em análises particulares, considerando os resultados comuns, na busca por uma avaliação qualitativa dos resultados encontrados com foco em problemas locais e regionais.

Nesta fase os dados constituídos serão tratados por técnicas de análise de conteúdo. Para que o trabalho seja efetivado, o público-alvo será composto por docentes da educação básica, de todos os países envolvidos. A delimitação da amostra será condicionada pela configuração do instrumento de pesquisa, seguindo orientações da área para pesquisas que trabalham com instrumentos Likert.

Dentre os resultados esperados, o projeto buscará estabelecer uma rede cooperativa de pesquisas nas áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática que agrega instituições científicas, culturais e educacionais nacionais e internacionais em colaboração com seus respectivos poderes públicos.

Além disso, a proposta busca consolidar rede cooperativa transnacional buscando angariar subsídios para a produção de conhecimento e difusão de resultados de qualidade, com relevância científica.

Com isso, espera-se também estabelecer uma base de dados capaz de orientar a elaboração e/ou aperfeiçoamento de políticas públicas centradas em minimizar lacunas de aprendizagem em contexto remoto, considerando a diversidade e equidade discente. A proposta, desde a elaboração inicial, está engajada no fortalecimento de ações de internacionalização nos diferentes programas de pós-graduação de onde os pesquisadores(as) que integram a equipe do projeto são oriundos, buscando articular ações internacionais, que venham a culminar em resultados capazes de orientar proposição para elaboração e/ou aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à formação de professores ensino remoto, sejam elas provenientes ou não de situações de emergência.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Inclusão escolar no ensino de ciências e matemática: métodos e processos de ensino e aprendizagem e aspectos de formação docente

Descrição: O projeto busca investigar processos de ensino e aprendizagem de ciências da natureza e matemática em ambientes inclusivos, considerando situações comuns e específicas relacionados ao público-alvo da educação especial e aos aspectos de inclusão escolar, no geral. Busca desenvolver e/ou transformar conteúdos, metodologias, atividades e/ou artefatos. Investigar questões relacionadas à formação do professor de ciências da natureza e matemática na perspectiva da educação inclusiva, considerando fundamentos epistemológicos, conceituais e culturais da área.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Programas de Inovação Tecnológica/CEPID - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - Edital 2011 CEPID: Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology). Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Cendes em 19/03/2015.

Descrição: Programa de Inovação Tecnológica/CEPID - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão

Integrante: Helka Fabbri Broggian Ozelo

Informação e Computação Quântica em RMN e RQN

Descrição: Desenvolvimento de sistemas experimentais em Ressonância Magnética Nuclear e Ressonância Quadrupolar Nuclear aplicados à area de Informação e Computação Quântica.

Coordenador: João Teles de Carvalho Neto

Pesquisa-ação nos pequenos grupos de pesquisa para o desenvolvimento das práticas docentes com as questões sociocientíficas no ensino de ciências

Descrição: Embora as relações CTS estejam presentes nas propostas educacionais e sejam fortemente discutidas no campo da pesquisa em ensino de ciências e nos currículos de formação de professores, a relação entre aquilo que se propõe e o que se pratica não é linear, de modo que ainda é necessário compreender como o trabalho no ensino de ciências na perspectiva CTS, mais especificamente, com as questões sociocientíficas ? QSC, pode ser potencial para a formação dos alunos e professores. Para tanto, propomos este projeto de pesquisa, que tem a possibilidade de atuar com e na escola, a partir de suas problemáticas reais, para que possamos fazer pesquisas e práticas de ensino na perspectiva do diálogo e da formação compreendida como processo orgânico. Assim, nos apropriamos da pesquisa-ação como metodologia que atende aos critérios da elaboração e do desenvolvimento da pesquisa com a escola e não somente sobre a escola.

Coordenadora: Nataly Carvalho Lopes