Projetos de Extensão

Jornada das Estrelas no CCA

Descrição: Evento de divulgação de Astronomia através de palestras, vídeos, exposição e visualização do céu noturno

Coordenador: Professor Alexandre Colato.

Grupo de estudos em dinâmica evolucionária

Descrição: Grupo de estudos com alunos de diferentes níveis de formação em Física para o estudo de modelagem evolucionária e implicações com modelos em teoria de jogos.

Coordenador: Professor Alexandre Colato

 Grupo de Estudos sobre Marxismo

Descrição: Grupo de estudos sobre o Livro I de O Capital de Karl Marx aberto à comunidade externa.

Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante.

Divulgação científica para democratização do conhecimento

Descrição: O projeto contempla o diálogo entre diferentes públicos, seja ele científico-não científico ou científico-científico, visando democratizar o conhecimento científico. Com isso, espera-se também contribuir para processos de conscientização a respeito de questões associadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais. Considerando amplas possibilidades de atividades relacionadas à divulgação científica, esse trabalho buscará envolver imagens, fotografias, vídeos, blogs, grupos em redes sociais, textos, dentre outros elementos que podem vir a proporcionar a ampliação do acesso do conhecimento científico para diferentes setores da sociedade. Também busca-se a utilização de tecnologias que possam ser aplicadas à educação e à cidadania, visando difundir e democratizar o conhecimento, fomentando debates por processos decisórios abertos e democráticos que envolvam conhecimento científico e tecnológico.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Ensino de Ciências e Inclusão

Descrição: Este projeto configura-se como um grupo de estudo que objetiva aprofundar discussões e reflexões acerca de particularidades do Ensino de Ciências em uma perspectiva inclusiva, considerando principalmente alunos com deficientes visuais, cegueira e/ou surdez. Para tanto, parte do pressuposto que entender a diversidade e explorar suas potencialidades auxilia a criação de metodologias e materiais específicos aos alunos que possuem algum tipo de necessidade especial de aprendizagem. Assim, atender esses alunos aumenta o desafio, já que se faz necessário que docentes desenvolvam habilidades para conceber, criar e aplicar diferentes procedimentos didáticos e metodológicos que garantam a inclusão de todos os alunos no contexto escolar. Nesse sentido, a inclusão parte da lógica de que as diferenças individuais devem ser reconhecidas e aceitas por toda a sociedade, e devem ser os pilares para a construção de uma nova abordagem didática e pedagógica no ambiente escolar. Por isso, esta atividade centrará esforços para estudar as bases teóricas da área, refletindo sobre seus alcances e buscando aplicações práticas na formação de professores na área de Ciências da Natureza.

Coordenador: Estéfano Vizconde Veraszto

Grupo de Estudos em Neuroimagem Funcional

Coordenadora: Helka Fabbri Broggian Ozelo

Clube de Leitura na UFSCar - Araras

Coordenadora: Helka Fabbri Broggian Ozelo

Astronomia e cultura astronômica: do céu real ao céu virtual

Descrição: Este projeto tem como objetivos: i) ampliar, melhorar e diversificar as atividades do evento de divulgação científica "Jornada das Estrelas" realizado no CCA/UFSCar; ii) incluir experimentos e demonstrações interativas no evento, principalmente aqueles que usam de realidade virtual; ii) desenvolver e disponibilizar um website sobre o Observatório a Olho Nu do CCA/UFSCar e sobre o evento Jornada das Estrelas para fornecer informações e conteúdos interativos sobre Astronomia; iv) capacitar alunos de graduação para desenvolver atividades no evento e oferecer mini-cursos em instrumentação digital que além de ampliar a formação dos estudantes poderão resultar no desenvolvimento de materiais didáticos para exposição ao público e/ou melhoria e ampliação dos materiais já existentes.

Coordenador: João Teles de Carvalho Neto

A tríade raça, classe e gênero: diálogos docentes para a educação CTS

Descrição: No contexto pandêmico, as situações de desigualdade social e preconceito racial e de gênero acabaram escancaradas e expressas numericamente pelas crescentes estatísticas sobre o aumento do risco alimentar, maior número de mortes e contaminação por COVID-19 entre os mais pobres e negros, aumento nos casos de violência doméstica, feminicídio e assassinato de pessoas LGBTQIA+. Além disso, os espaços de discussão sobre estas pautas ficaram restritos ou pouco existentes, uma vez que a sala de aula, lócus privilegiado para a exposição, aprendizagem e superação destes problemas, foi substituída pela interação digitalmente mediada. Entretanto, a própria desigualdade social foi responsável por excluir digitalmente uma grande parcela da sociedade. Assim, a proposta que apresentamos tem por objetivo constituir grupos virtuais de representação diversa de pesquisa para o diálogo formativo entre professores de ciências em diferentes fases da profissão (formação inicial, formação continuada, professores universitários e alunos de pós-graduação) para o tratamento de questões de raça, classe e gênero na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esperamos que estes grupos possam congregar professores internos e externos à UFSCar para a constituição de um conhecimento conjunto e comunicativamente mediado para o ensino de questões de raça, classe e gênero nas salas de aulas de ciências dentro e fora da universidade. Para tanto, os grupos deverão se constituir como espaço de pesquisa, ensino e extensão, com o convite irrestrito para que todos os participantes reflitam, discutam, aprendam, proponham investigações e propostas de ensino referentes às temáticas, na perspectiva da educação CTS.

Coordenadora: Nataly Carvalho Lopes

UFSCurso - Curso Pré-vestibular Popular da UFSCar campus Araras

Descrição: A atividade consiste em oferecer a egressos e estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede pública de ensino um curso preparatório (denominado UFSCurso) para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares para ingresso ao Ensino Superior. As aulas do UFSCurso serão oferecidas aos sábados e durante a semana, por estudantes de graduação, principalmente de cursos de licenciatura, contemplando quatro áreas de conhecimentos (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens). Além das aulas, o UFSCurso compreenderá outras atividades como elaboração de materiais didáticos; cursos de curta duração e oficinas; visitas técnicas; sessões de filmes e discussão envolvendo temáticas relacionadas com o ENEM; experimentação; divulgação da universidade e de seus cursos e outras atividades de caráter administrativo.

Coordenadora: Nataly Carvalho Lopes